top of page
ATRAÇÕES

Encontros Claricianos 

"Como uma Flor(a) é feita"

logo_grupo.png

LOCALIZAÇÃO

Av da Universidade, 2683

Benfica, Fortaleza - CE

60020-180

Roda_Pé1.jpg
INGRESSOS

SOBRE

                  O processo de escrever é difícil? Mas é como chamar de difícil o

                                       modo extremamente caprichoso e natural como uma flor é feita.                                                                                (LISPECTOR:1999, p.298)

            

           Subjacente à tessitura poética da escritora Clarice Lispector, há um laborioso processo artístico e intelectual por ela vivenciado, “de vegetativa atenção, de sentimento constante”, cuja repercussão no sistema literário brasileiro amplia, para além dos rótulos de hermética ou mesmo de “escritora alienada”, as interpretações acerca da “condição humana”, bem como acerca do processo de composição que lida com o entrecruzamento entre introspecção e exterioridade.

 

             Nesse sentido, as múltiplas faces desta poética impulsionaram-nos a pensar a atualidade da obra da escritora. Em 2017, a I Jornada Clariceana lançou a proposta de investigação literária sob o método comparatístico, reunindo pesquisadores e leitores das diversas áreas do conhecimento. Em 2018, o II Encontro de Estudos Clariceanos modificou sua estrutura inicial, com sessões de comunicações, a fim de agregar os variados prismas interpretativos em torno da obra.

 

             Em face desse inesgotável e instigante desafio hermenêutico, o III Encontro de Estudos Clariceanos espera cumprir a expectativa surgida nas próprias palavras da escritora na famosa “Entrevista alegre”, concedida à jovem jornalista Cristina: “Tudo o que escrevo está ligado, pelo menos dentro de mim, à realidade em que vivemos. É possível que este meu lado ainda se fortifique mais algum dia. Ou não?” (LISPECTOR: 2018, p. 62). Com esse intuito, convidamos a comunidade acadêmica às investigações dessa tessitura que floresce tal como a complexa forma do processo de composição de uma flor.

Prof. Dr. Wesclei Ribeiro da Cunha

logo_grupo.png
DADOS

SIGA-NOS

@eclariceanoufc

Rafaela de Abreu Gomes

Doutoranda em Literatura Comparada

PPGLetras, UFC

 

organização

Rafae.jpg
Wesclei.png

coordenação

Od.png

Wesclei Ribeiro da Cunha

Doutor em Literatura Comparada

PPGLetras, UFC

Profa. Dra. Odalice de Castro Silva

Professora Titular de Literatura

Curso de Letras, PPGLetras - UFC

logo_grupo.png

Veredas da iluminação e da sensibilidade

Profa. Dra. Odalice de Castro Silva

Professora Titular de Teoria Literária e Literatura Comparada

Universidade Federal do Ceará

           O grupo de pesquisa “Espaços de Leitura: Cânones e Bibliotecas” desde o início de suas atividades, em 2005, tem por objetivo reunir estudantes de diferentes níveis de estudo, Graduação, bem como as diferentes fases da Pós-Graduação e ainda pessoas interessadas em ler, analisar e interpretar contribuições de escritores, poetas, contistas, romancistas de diferentes procedências e idiomas.

       

       No cruzamento de saberes, discursos e formas, as pesquisas integradas a este Grupo de aprofundamento de estudos têm associado Literatura, Pensamento, História, Jornalismo e outras formas de manifestação artística, fortalecendo sua natureza comparatista, valendo-se de contribuições de pensadores culturais, sociais, bem como os que se tem dedicado à investigar os motivos profundos da existência humana.

           

           Os resultados positivos dos trabalhos de seus integrantes, através de eventos, cursos de extensão, publicações, Dissertações, Teses, têm justificado sua permanência, ligado ao Departamento de Literatura, no Curso de Letras, do Centro de Humanidades da UFC, perseverando na defesa da dignidade da pessoa humana.

Encontros

Claricianos

bottom of page